Notas de Ponte Preta 1x2 Mirassol - Paulistão 2021

Em uma atuação terrível, a Ponte Preta perde mais uma.
Por Lucas Pedroso
Publicado em 01/05/2021 - 22:48

A Ponte não fez uma boa partida. Essa foi a terceira derrota (Santos André, Inter de Limeira e Mirassol) entre os quatro jogos disputados dentro de casa desde o início da temporada e, mais uma vez, encontramos muita dificuldade para enfrentar um adversário que se propôs a explorar os nossos erros.


Na minha opinião, os principais problemas da nossa equipe são coletivos e não individuais. A ideia de jogo que o Fábio Moreno está tentando implementar não tem funcionado e vem sendo questionada (com MUITA razão). Falta intensidade também, o time demora muito para rodar a bola, se movimentar e tocar para jogadores que aparecem em espaços. Vou tentar entrar mais em detalhes sobre esses pontos durante as notas individuais.


Vamos nessa?!


Foto: Álvaro Jr./PontePress


Ygor Vinhas: 3,5.

Muitos falaram que o principal culpado do primeiro gol do Mirassol foi o Ruan Renato, mas, para mim, foi o Ygor. A cobrança de escanteio foi um balão, não fez tanta curva e caiu dentro da pequena área. Era bola do goleiro. Fora isso, não fez nenhuma outra grande participação na partida. Até acertou no canto o pênalti cobrado pelo interessante centroavante do Mirassol, Pedro Lucas. Quer uma curiosidade? Pedro Lucas era reserva do Paulo Sérgio no CSA ano passado! Aiai.....


Apodi: 5,5.

Apodi é brigador e polivalente. Em uma das muitas maluquices que vimos durante a partida, acabou o jogo atuando como centroavante. Brigou bastante lá na frente, deu uma boa cabeçada que passou raspando a trave e fez um ótimo cruzamento para o gol do Moisés. Vou dar uma cornetadinha só... Está muito atrapalhado e afobado com a bola nos pés, precisa ter um pouco mais tranquilidade.


Luizão: 3,5.

Muito atrapalhado. Assim como no jogo contra o São Caetano, deu brecha para que o VAR analisasse um lance interpretativo. Dessa vez o juiz marcou. Depois entrou Yuri: 4,0. Entrou e fez algo que ninguém tinha feito até agora: dominou a bola e deu dois passos com ela. Ruim com ele, pior sem ele.


Ryan: 4,0.

Melhor que seu companheiro de zaga. Ainda sim deu algumas brechas para jogadas do Mirassol, como uma enfiada de bola para o centroavante que quase ampliou o placar para 3x0. Está pegando ritmo e tomará que venha ser o zagueiro que precisamos.


Ruan Renato: 4,5.

Apesar de ter sido colocado na fogueira ao ser escalado como lateral-esquerdo, achei que não foi tão mal assim. A culpa não é dele por estar ali. Falhou no primeiro gol. Depois que voltou para sua posição de origem, foi bem. Hoje é nosso melhor zagueiro!


Dawhan: 4,0.

Jogou? Eu não vi em campo... Não sei explicar o porquê, mas já fazem alguns jogos que nossos volantes parecem não fazer parte do plano de ataque da equipe. Sempre escondidos, não recebem a bola e, quando recebem, são extremamente lentos e previsíveis. Essa não é uma crítica específica para o Dawhan, mas algo precisa mudar. Todos os volantes que jogam, jogam da mesma maneira. É uma falha de planejamento, não só do jogador.


Léo Naldi: 4,0.

Mesma avaliação do Dawhan. Depois entrou Locatelli: 4,5. Não fez muito, mas iniciou a jogada do gol (Olha só como é bom quando os volantes participam do jogo!!!) com um passe para o Niltinho. É só isso que eu espero que nossos volantes façam, apareçam, recebam a bola e arrisquem passes. Chega de se esconder!!!


Camilo: 4,0.

Não aguento mais ver ele limitado em apenas um trecho do campo. Colocar o Camilo no canto ali, pode até abrir espaços para o Moisés e criar algumas boas jogadas... mas é só. O Camilo não pode ser só isso. Para o Paulista ou Série B, ele é um jogador muito acima da média. Eu gosto de falar que "O Camilo tem que estar onde a bola está". Se a bola está no meio, ele tem que estar pelo meio. Se tiver pela direita, ele tem que estar pela direita. Não dá pra deixar ele tão distante do jogo. Nem que seja para ele jogar meio tempo, pela idade, ou ser poupado de vez em quando. Fica fácil de marcar e perdemos todo o seu potencial. A nota baixa vai pelo jogo, em que não apareceu tanto, e pela falta de comunicação com nosso treinador. Não é possível que ele não está vendo que não está conseguindo render tanto quanto poderia.


Pedrinho: 3,5.

Começou fazendo uma fumacinha, mas durou pouco. O menino ainda não está pronto. Tinham outros jogadores pedindo passagem e acho que não tinha necessidade de ter começado jogando. Entrou Niltinho: 5,0. Entrou bem, deu um bom passe para Apodi chutar no gol. Com um pouco mais de sorte e concentração, teria feito o gol do empate no final após bola na trave de Ryan.


Moisés: 5,0.

Um pouco mais sumido que o normal, mas ainda sim foi um dos mais lúcidos do time. Acertou uma sapatada e nosso gol de honra. Cada dia mais mostra que valeu o investimento.


Paulo Sérgio: 3,0.

Que faaaaaaaaaaase do pistoleiro. Inimigo da pelota. Ainda meteu uma bola na trave em que subiu sozinho. Eu não sei o que está acontecendo com ele, foi artilheiro ano passado!! O que tem nessa água de Campinas?? Depois entrou Bruno Michel: Sem nota.


Fábio Moreno: 2,5.

É Fabinho... Está na hora de rever algumas de suas ideias. Tem muita coisa que não tem funcionado. Desde a saída de bola, Ruan Renato na lateral, a participação do volantes, a maneira de utilizar o Camilo, a insistência no Pedrinho, a lentidão do time... No desespero, a Ponte acabou o jogo com Apodi de centroavante, Dahwan de lateral direito e Camilo de volante. Enfim, não vou me alongar muito, já detalhei um pouco sobre cada um desses pontos durante as avaliações individuais. Tem que mexer no time, pois se continuar assim...


Conjunto pontepretano: 3,0.

Para mim, o nosso pior jogo da temporada até agora. Pior até que na eliminação contra o péssimo Criciúma.


Mirassol: 7,0.

Belo campeonato do Mirassol. Um time que está fazendo um trabalho sério nos últimos tempos e os resultados parecem em campo.