Notas de Ponte Preta 1x0 Brasil de Pelotas - Brasileirão Série B 2021

Ponte Preta vence mais uma em casa e abre 6 pontos da zona da confusão.
Por Lucas Pedroso
Publicado em 29/09/2021 - 16:31

Sempre tratei as notas que escrevo aqui como um bate-papo informal diretamente com o torcedor pontepretano que acompanha o quadro (e são muitos! Em média, algo em torno de 100 leitores fiéis em todo novo post 🤩), então vou começar pedindo desculpas pelo atraso novamente. A semana foi muito pegada na faculdade e realmente não tive muito tempo para me dedicar às notas dessa vez... mas, enfim, chega de papinho! Vamos ao que interessa!


O pontepretano sentiu na pele o que é o VAR, né? Como dói comemorar um gol e ver o juiz voltando atrás depois de alguns minutos. Minutos esses que parecem horas de tanta ansiedade. Porém, isso não é uma crítica. Se os gols fossem do adversário, estaríamos aliviados de não termos perdido um jogo por conta de falha da arbitragem. O VAR é bom, o problema é que, quem comanda ele, muitas vezes são juízes despreparados.


Sobre o jogo, fizemos mais uma grande partida dentro daquilo que se esperava do nosso time enfrentando o lanterna do campeonato. Fomos superiores e dominamos todas as ações. Fizemos 3 gols, apesar de só 1 valer. No final, o que importa são os 3 pontos!


Vamos as notas.


Divulgação: Álvaro Jr./PontePress


Ivan: 6,0.

Foi um mero espectador durante o jogo. O Brasil chegou com perigo apenas 2 vezes e acertou o gol em só uma, na qual Ivan fez boa defesa.


Felipe Albuquerque: 6,0.

A Ponte usou várias vezes o seu lado direito do jogo para tentar produzir algo no campo ofensivo com uma jogadinha já explicada no Macacast Club (Por só 10 reais, faça parte e receba informações adicionais sobre a Ponte Preta a todo momento!) pelo nosso analista, Gabriel. Os 2 gols inválidos saíram em jogadas assim e o Felipe tem parte nesse trabalho. Falei bastante porque irei justificar outras notas abaixo com essa movimentação, mas de modo geral, boa partida do Felipe.


Rafael Santos: 7,5.

Cruzou para 2 dos 3 gols do time. O gol que valeu, ele colocou a bola com a mão no pé do Veras! Se ele não acha esse cruzamento dificilmente teríamos ganhado a partida. O Brasil estava com uma linha de 5 atrás e estava muito difícil achar espaço. Tem muito mérito da vitória nessa vitória.


Rayan: 5,5.

Foi pouco exigido e fez boa partida.


Cleylton: 6,0.

Boa partida do Cleylton! Era para ter deixado o seu de cabeça, mas o goleiro fez uma defesa incrível.


Lucas Cândido: 6,5.

Comandou o meio de campo de uma maneira que fazia tempo que eu não via. Todas as bolas passavam pelos pés dele. Gostei muito.


Marcos Júnior: 6,0.

Já está ficando repetitivo, mas o Marcos Júnior jogou bem novamente. Faz parte da movimentação pelo lado direito que expliquei na nota do Felipe Albuquerque. Muito interessante.


Fessin: 5,0.

Um pouco sumido que o normal no 1º tempo, mas melhorou no 2º. Deixou até o seu gol, mas não valeu.


Moisés: 5,5.

Participou menos do jogo do que de costume. Quando pegou, estava sem aquela tradicional explosão de sempre. Teve algumas pessoas dizendo que ele sentiu, mas não consegui confirmar a informação. Tem uma coisa que venho notado e que gostaria de evidenciar aqui: A Ponte tem tentado focar suas jogadas pelo lado direito do campo e usar o Moisés apenas em situações de bola longa, para tentar deixar ele sempre no um contra um quando for acionado. É uma boa estratégia, até gosto, mas tem jogo que acabamos usando pouco o Moisés conta disso e essa foi uma dessas partidas.


Richard: 5,0.

O Proco me convenceu. Li a análise dele sobre o Richard no SóDérbi e estou começando a acreditar que o Richard é um mal necessário ao time. Ele marca bem e se movimenta bem abrindo espaços. Erra muito, porque não é bom tecnicamente, mas é importante para o time. Ele é a terceira peça da triangulação que expliquei na nota do Felipe Albuquerque. Nesse jogo darei uma nota razoável para ele e tentarei observar melhor nos próximos.


Veras: 9,0.

Ponte fez 3 gols no jogo, onde foram 2 anulados. O Veras guardou 2, só um valeu, e deu assistência outro. E que golaço de centroavante! Se posicionou entre os zagueiros, saiu da marcação e colocou a bola no cantinho. A bola ainda chorou para entrar! A impressão que fica é que faltava vontade para o Veras. Assim que recebeu as críticas sobre a "barriguinha de chope", foi lá e fez uma partidaça. Sim, isso é uma provocação, Veras. Faça de novo!


Substituições


Marcelo Hermes: -.

Sem nota, entrou para gastar tempo.


Léo Naldi: -.

Sem nota, entrou para gastar tempo.


Thalles: 4,0.

Não impactou a partida.


Camilo: 4,5.

Não impactou a partida como esperado, mas comemorou muito o gol e ganhou ponto comigo.


Niltinho: 5,0.

Cavou boas faltas na linha lateral dando oportunidade ao time de jogar bolas na área na reta final do jogo, antes do gol.


Comissão Técnica


Kleina: 8,0.

Não me canso de elogiar o Kleina. Esse time parece que está ficando melhor a cada rodada. Que trabalho fantástico!