Uma semana depois de uma eliminação vergonhosa na Copa do Brasil para o Criciúma, que não vencia uma partida a seis meses, a Ponte Preta tinha um enorme desafio pela frente: encarar o Santos, do treineiro Ariel Holan, dentro de casa. As expectativas eram baixas, mas a macaca surpreendeu, venceu e convenceu!
A atuação, coletivamente, foi impecável. Os jogadores claramente tinham um plano e executaram ele com maestria. Durante o jogo, vimos dois gols resultantes de jogadas trabalhadas, um gol de contra-ataque, uma defesa sólida, jogadas ensaiadas nas bolas paradas e chances claras para deixar o placar ainda mais elástico. Recuamos no segundo tempo? Sim, mas o jogo já estava ganho! Eu faria a mesma coisa. Iremos começar uma sequência com muitos jogos agora, de dois em dois dias, e não precisávamos mais nos expôr.
Dito tudo isso, vamos para as notas! Afinal, esse quadro é sobre notas individuais, não é mesmo?
Comemoração no vestiário após a vitória. (Foto: Álvaro Jr/PontePress)
Ygor Vinhas: 7,0.
Fez uma partida muito segura, fez duas boas defesas em cobranças de falta e foi fundamental na saída de bola do time. Os nossos dois primeiros gols começaram com ele. Destaque para sua participação no primeiro gol, em que ele está pressionado pela marcação e, com enorme tranquilidade, encontrou o Yuri aberto na esquerda. Grande partida!
Apodi: 5,0.
Atuação boa e discreta do nosso Apodeus. Ajudou bastante na parte defensiva e pouco apareceu no ataque, onde é mais perigoso. Aqui comigo a média é 5, então tá "bão".
Luizão: 6,0.
Partida boa, rebateu todas as bolas que chegaram e se antecipou bem às tentativas de passes furando as linhas. O Luizão é desses né... Às vezes rebate tudo, às vezes rebate nada. Nesse jogo estava em um dia bom, tomara que venham mais dias assim!
Ruan Renato: 6,0.
Assim como seu companheiro de zaga, também teve uma boa atuação. Me passou um pouco mais de tranquilidade com a bola nos pés em comparação com jogos anteriores e conseguiu achar alguns companheiros com passes mais longos.
Yuri: 5,5.
Eu não sei se o problema sou eu, mas o Yuri ainda me passa muita insegurança. Mesmo em um partida que todo o coletivo se sobressai, ele ainda me parece um pouco abaixo dos demais. Mesmo assim, fez uma ótima movimentação e deu ótimo passe para o Camilo servir o João no segundo gol.
Barreto: 7,0.
Ótima partida do Barreto. Deu muita segurança atrás e ainda se aventurou na frente em alguns lances. Também participou diretamente de dois gols da Macaca no jogo. No primeiro, puxou o ataque, tabelou com Camilo e lançou Moisés. No terceiro gol, foi responsável por roubar a bola que iniciou o contra-ataque. Se ele guarda aquele gol de cobertura no final do jogo, meu amigo....... ainda bem que ele não marcou, não sei o que seria de mim agora! (kkkkk)
Dahwan: 6,0.
Foi o cão de guarda do time na partida. Protegeu muito bem a equipe e deu cobertura para todo mundo. Quando o Apodi subia, ele fazia a cobertura. Quando o Luizão ia para área cabecear, ele fazia a cobertura. Foi bem na saída de bola também. Bom jogo. Substituído por Léo Naldi: 5,0. Jogou pouco, mas fez algumas movimentações interessantes. Menino parece muito bom de bola, não me assustaria se ganhasse vaga de titular no decorrer do ano.
Camilo: 8,0.
Como é bom ter um cara desses no time. Dominou o meio de campo no primeiro tempo, mandou em tudo. Nos três gols do jogo, a bola passou pelos seus pés. Ainda deixou o Niltinho cara a cara com o goleiro em um lançamento fantástico. Fabinho mudou um pouco seu posicionamento e isso favoreceu muito o seu jogo. Tomara que ele consiga repetir de maneira mais constante essas atuações! Substituído por Renan Mota: 4,5. Ajudou defensivamente e não teve grande participação nos poucos contra-ataques que fizemos no segundo tempo.
Niltinho: 7,5.
Segunda partida apenas e estou tentando segurar os ânimos. É um jogador diferenciado. Muito disciplinado taticamente, marca muito bem, veloz, driblador e é inteligente. Deu uma invertida de bola perfeita para o Moisés no terceiro gol. Que continue assim! Substituído por Pedrinho: sem nota. Jogou pouco.
Moisés: 7,5.
Se o jogo for em Floripa ou contra o Santos, chama o Moisés! Uma besta enjaulada! Brincadeiras à parte, jogou muito. Fez o que se espera dele, foi para cima, driblou e botou fogo no jogo. Marcou um gol e deu uma assistência. Acredito que a Ponte fez um ótimo investimento comprando seus direitos econômicos. Ele ainda vai evoluir e o mercado está muito complicado.
Veras: 9,0.
Eu vou dar essa moral para o menino. O "Balotelli Campineiro" tava "on fire" ontem!! Centroavante serve para isso, por a bola para dentro. E ele estava ali, duas vezes, muito bem posicionado. Estamos precisando de um centroavante em boa fase, tomara que ele pegue confiança e seja esse cara! Torço muito pelo nosso moleque! Substituído por Paulo Sérgio: 5,0. Ajudou defensivamente e enfiou uma boa bola para o Barreto quase marcar um golaço de cobertura.
Fábio Moreno: 9,0.
Professor Fabinho teve o jogo dos sonhos ontem. Assim como todo o elenco ressaltou, eles sabiam como o Santos viria jogar e armaram um arapuca para o time da Vila Belmiro. Estudar o adversário, muitas comissões técnicas fazem, mas conseguir passar essas informações para os jogadores é um grande mérito do nosso treinador e sua comissão técnica. Além disso, vimos um time organizado, disciplinado e com muito repertório. Até jogadas ensaiadas aconteceram em bolas paradas, e ainda levaram perigo!
Conjunto pontepretano: 8,0.
Santos: 4,5.
Esse time do Santos, mesmo misto, também não era nada bobo viu. Alguns dos meninos que jogaram, também jogaram nos últimos confrontos do time pela pré-liberadores e, podem apostar, que ainda serão titulares em muitas outras partidas importantes do clube durante o ano. O Santos nem fez uma partida tão ruim... mas uma partida é composta por duas equipes e a Ponte jogou pra car4lh*!