Divulgação/Ponte Preta
O atual treinador pontepretano já demonstrou competência e capacidade de comandar a equipe durante o estadual. Aliás, reforço aqui que se Fabio Moreno tivesse assumido o comando da Macaca três rodadas antes da queda de Marcelo Oliveira, mesmo com todos os problemas extracampo e limitações técnicas do time, a “Veterana” teria conquistado acesso à série A do brasileiro em 2021.
Fabio Moreno conseguiu construir um certo padrão de organização tática ao time, mesmo com a péssimo resultado em casa diante do Santo André. O empate contra o Novorizontino na rodada de abertura do Paulistão, principalmente no primeiro tempo, mostrou uma Ponte Preta organizada, com saídas de bola dos volantes e com progressão dos zagueiros, em especial o Edinei, que conseguiu quebrar a primeira linha de marcação imposta pelo treinador adversário, Léo Condé. E na bela jogada de Moisés abriu o placar, resultado mantido até o fim da etapa inicial.
Já no segundo tempo com a estratégia suicida fora de casa, chamando o adversário para dentro do seu campo, sofrendo o empate e segurando o ímpeto do rival na maior parte do tempo, nos contra-ataques surgiram algumas oportunidades de matar a partida, o que infelizmente não aconteceu.
Mas é aí o principal problema que o treinador campineiro precisa corrigir urgente. A Ponte dentro de campo, possui maior posse de bola que o adversário, cria claras chances de gol, mas acaba não convertendo em bola na rede. Essas chances desperdiçadas no último confronto dentro do Majestoso, são os principais motivos de críticas do torcedor pontepretano.
Segundo o site O Gol, Fabio Moreno possui 48% de aproveitamento no comando da Macaca. São 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, num total de 15 jogos à frente da equipe, marcando 24 gols e sofrendo 14. Ou seja, continuamos sofrendo com a quantidade alta de gols sofridos e essa, é mais uma questão a ser resolvida com muito trabalho e concentração dos atletas, durante o início do campeonato paulista. Isso o credencia a continuar a frente do comando? Sim, não vislumbramos área de terra arrasada, pelo menos por enquanto.
Portanto, podemos e temos que continuar acreditando no trabalho do treinador. Sabemos que a próxima partida não será fácil. Enfrentar o rival Corinthians em Itaquera – local que ainda não ganhamos – contra tudo aquilo que envolve a partida, será mais um desafio para a Macaca e como tudo em nossa história, renascemos das adversidades e nos obstáculos que o futebol nos impõe, constantemente.
Como não relembrar do Paulistão de 2011, assim como agora, chegaríamos a terceira rodada sem vitória nas duas primeiras, para enfrentar o São Paulo no Morumbi. No dia 22 de janeiro, com gol de Tiago Luís aos 31 minutos da segunda etapa, decretou a vitória da Macaca, a permanência de Gilson Kleina no comando técnico e a paz para a sequência do trabalho sem sustos naquele ano (chegamos às quartas de final contra o Santos de Neymar). Que o torcedor pontepretano possa sorrir no domingo, porque vencer o Corinthians é tão bom quanto uma vitória no dérbi. É isso!